27 de abril de 2013

PADASTRO É PRESO ACUSADO DE ESTUPRO EM AMARAJI

0 comentários
A Delegacia de Amaraji, prendeu em flagrante nesta quinta feira (25), Edvaldo da Silva Bispo, conhecido como "Vado" de 35 anos, várias denuncias foram feitas de que o mesmo estaria mantendo em cárcere privado uma adolescente de 13 anos, bem como abusando sexualmente da mesma.

Após diligências ordenadas pelo delegado, policiais da 66ª circunscrição Policial de Amaraji, prenderam Edvaldo, conduzindo o mesmo para a delegacia onde foi autuado em flagrante, e logo em seguida foi encaminhado ao presídio de Vitoria de Santo Antão.

De acordo com o delegado o acusado é padrasto da vítima. Pois o mesmo vive maritalmente com a mãe da menor que tem problemas mentais e o acusado se aproveitou para abusar sexualmente de sua filha, o que caracterizou estupro de vulnerável, apesar da menor confessar que consentiu as investidas do padrasto.

Com informações do Blog Adielson Galvão.
LEIA MAIS...

25 de abril de 2013

CADEIRA É USADA PARA SEGURAR FIOS ELÉTRICOS EM ESCOLA NA CIDADE DE ESCADA

0 comentários
Uma cena inusitada tem feito parte do cotidiano dos alunos, professores e funcionários da Escola Técnica Agrícola Luiz Dias Lins, no município de Escada, na Mata Sul de Pernambuco, localizada a 63 quilômetros do Recife. Logo na entrada da unidade de ensino, vinculada à rede estadual, é possível ver uma cadeira em cima do telhado, utilizada para suspender fios da rede elétrica. A denúncia chegou por meio da ferramenta VC no G1, nesta quarta-feira (24).

A Cadeira foi colocada no telhado, bem acima da faixa "Sejam bem-vindos!".

De acordo com um internauta que não quis se identificar, a cadeira foi colocada no local há cerca de uma semana porque a fiação estava encostando nas telhas. "Mau exemplo do improviso", comentou.

Além deste problema, a unidade de ensino está sem diretor desde o início do ano, quando a antiga gestora, Risolene Ferraz, assumiu o cargo de secretária de Educação de Escada.

A Escola Luiz Dias Lins funciona em tempo integral, onde os alunos têm o ensino médio pela manhã e fazem um curso técnico à tarde. Entre as formações disponíveis, estão logística, rede de computadores e segurança do trabalho.

Nota da Redação: A Secretaria de Educação de Pernambuco disse ao G1 que enviou uma equipe técnica ao local para resolver o problema. Sobre a falta de diretor, o órgão explicou que todos os professores candidatos ao cargo foram reprovados no processo seletivo. No momento, quem responde pela unidade escolar é uma técnica de gestão educacional.

Foto: Você no G1.


LEIA MAIS...

23 de abril de 2013

CONHEÇA QUEM SÃO OS CANDIDATOS A PREFEITO DE PRIMAVERA

0 comentários

O município de Primavera, na Mata Sul, já têm seus candidatos a prefeito para as eleições suplementares marcadas para o próximo dia 2 de junho.


O TRE/PE divulgou a lista completa com os nomes dos candidatos a prefeito e vice, e seus respectivos partidos e apelidos que devem figurar nas urnas eletrônicas. 

Confira a relação em Primavera na Mata Sul :



Fernando Antônio Feitosa Cavalcanti
(FERNANDO DENTISTA – PDT)

Vice – Maria dos Santos Ferreira 
(SANTA DO SINDICATO – PDT)




Tânia Maria Dória de Souza Santos Barros
(DRA. TÂNIA – PSC)

Vice: Izaú Carlos Monteiro 
(IZAÚ – PRP)




Jadeildo Gouveia da Silva 
(GALEGO DO GÁS – PR)

Vice – Severino Ramos da Silva 
(IRMÃO BIBIL – PSL)





Severina Moura Batista Peixoto
(NAZA PÃO COM OVO – PRTB)

Vice – Jeferson Gomes Gouveia 
(JEFERSON CABELEIREIRO – PSB)



As eleições suplementares foram marcadas para o próximo dia 2 de junho de 2013.
LEIA MAIS...

PARTIDOS JÁ COMEÇAM A SE MOBILIZAR PARA ELEIÇÃO EM PRIMAVERA

0 comentários
O PSC (Partido Socialista Cristão) lançou no último sábado, a candidatura de Tânia Barros e Isau Carlos (vice) a prefeitura de Primavera – Zona da Mata Sul de Pernambuco, para as eleições suplementares do próximo dia 02 de junho na cidade. A candidatura conta também com o apoio do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e do Partido Republicano Progressista (PRP). A campanha eleitoral começa na próxima terça-feira (23), e vai até o dia 01 de maio na cidade de Primavera, as eleições ocorrem dia 02 de junho das 08h às 17h, de acordo o Tribunal Regional Eleitoral.

A eleição municipal em Primavera realizada em outubro de 2012, deu-se nas urnas com a vitória de Rômulo César Peixoto, mais conhecido como pão com ovo que concorreu sub judice e posteriormente teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O segundo colocado nesse município, Jadeildo Gouveia (PR), o Galego do Gás, chegou a ser empossado por liminar, mas, com a decisão de novas eleições, acabou sendo destituído.
LEIA MAIS...

MULHER DAR A LUZ E JOGA CRIANÇA NO LIXO EM MACAPARANA

0 comentários
Uma mulher foi detida na tarde desta segunda-feira (22) após dar a luz e jogar a criança em uma lata de lixo, em Macaparana, Zona da Mata de Pernambuco. Rosinete Maria da Silva, 25 anos, prestou depoimento e continua na Delegacia da cidade. Ela não tem antecedentes criminais.

De acordo com a polícia, a suspeita teve a criança, de parto normal, dentro de casa, localizada na Travessa Geasi Alves. Após dar a luz, ela colocou o corpo do recém-nascido em uma sacola plástica e jogou na lata de lixo, nas proximidades. O corpo foi encontrado por populares que acionaram a polícia.

Em depoimento, Rosinete Matia da Silva alegou que a criança já nasceu morta. A investigação, entretanto,leva a crer, segundo a polícia,que a criança pode ter nascido com vida.O corpo do recém-nascido foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para ser periciado.

O delegado responsável pelo caso, Helbert Martins, expediu um mandado de prisão preventiva, mas o documento está aguardando decisão do juiz. Se ficar comprovado, ela será indiciada por homicídio e ocultação de cadáver. Caso o juiz não acate o pedido, ela será liberada.

Informações Diário de Pernambuco
LEIA MAIS...

22 de abril de 2013

ESCADA E SÃO BENEDITO DO SUL ENTREGUES À ESQUISTOSSOMOSE UMA DOENÇA QUE FAZ MUITAS VITIMAS

0 comentários
O Programa de Enfrentamento das Doenças Negligenciadas da Secretaria Estadual de Saúde – considerado uma das experiências bem-sucedidas do SUS no País – está desvendando realidade que não condiz com os tempos atuais. Ao identificar áreas com maior transmissão de esquistossomose, doença na qual Pernambuco é campeão nacional em mortes, descobriu comunidades urbanas e rurais, principalmente na Mata Sul , que vivem em condição precária em matéria de saneamento. Uma equipe visitou sete dos dez municípios em pior situação e encontrou pessoas que nunca usaram vaso sanitário, além de só contarem com o rio ou cacimbas para banho, lavagem de prato e roupa. Há histórias de adoecimento recente e repetido. Os reportes Veronica Almeida (texto) e Bobby Fabisak (fotos) descrevem o injustificável desrespeito a direitos básicos.

A jovem Joselma Maria da Silva nasceu nos anos 90, no auge da transição epidemiológica, em que as doenças crônicas – ditas do desenvolvimento – passavam a prevalecer sobre as parasitárias. Nessa mesma década, de redemocratização, a moeda brasileira se fortalecia e a economia ganhava inovações com o crescimento tecnológico. Aos 23 anos agora, diante de uma economia mais desenvolvida em Pernambuco e no resto do Nordeste, ela ainda vive como na infância, usando água de cacimba para beber. Lava as louças e as roupas num riachinho perto de casa. “Fazemos tudo no rio”, diz. E do rio ela não só pega água. Foi lá, no contato com a água contaminada por esgoto doméstico, que Joselma e dois dos três filhos adquiriram o verme da esquistossomose.

Já tomou medicamento três vezes para curar repetidas infestações pelo parasita que aleija e mata por cirrose, hipertensão pulmonar ou hemorragia digestiva. A localidade onde Joselma vive, Cobras, em São Benedito do Sul, a 169 quilômetros do Recife, é um lugarejo escondido entre canaviais, onde segundo o programa Sanar da Secretaria Estadual de Saúde, 95% dos 112 moradores vivem sem água encanada. Os 5% restantes até dispõem de canos e torneiras em casa, mas o abastecimento é de fonte duvidosa, de poços artesanais e cacimbas sem tratamento. Não por acaso, a comunidade vive uma “hiperendemia de esquistossomose”. Nada menos que 70% das pessoas estão infestados pelo Schistosoma mansoni. É o maior índice em todo o Estado.

Cobras faz parte de um conjunto de 119 localidades selecionadas pelo Sanar em 30 municípios da Zona da Mata, do Agreste e do Grande Recife, considerados endêmicos, de transmissão constante da doença e com elevado número de exames positivos para o xistossomo e outros vermes. O Dossiê das Condições Sanitárias das Áreas Hiperendêmicas para Esquistossomose e Geo-helmintíases, produzido pelo programa da Secretaria Estadual de Saúde, pretende servir de guia para outras áreas do Estado e ajudar prefeituras na busca de soluções.

O documento identifica localidades com maior infestação (em número de pessoas e quantidades de ovos presentes nas fezes), detalha as condições de abastecimento d’água e esgotamento sanitário, além de apontar os principais motivos do uso de coleções hídricas, como rios, cacimbas e poços artesanais pela população. Revela que 135.626 pernambucanos ainda vivem no passado em matéria de saneamento, confirmando a estreita relação das verminoses com a perversa falta de saneamento básico e ambiental. 

“Além de cruzar informações fornecidas pelos municípios quanto ao número de infestados, equipes do Sanar visitaram as áreas, identificando como era o uso de coleções hídricas contaminadas”, explica José Alexandre Menezes, coordenador-geral do programa. Essa visitação ocorreu entre abril de 2012 e fevereiro último. O relatório final deve ser apresentado ainda neste primeiro semestre.

As cinco localidades com maior proporção de pessoas infestadas pelos vermes estão em São Benedito do Sul, Escada (Mata Sul), Ipojuca (Região Metropolitana) e Vicência (Mata Norte). Aliança, Vicência, Timbaúba (Mata Norte), Bom Conselho (Agreste) e Ipojuca também são as cidades com o maior número de comunidades atingidas.

Nas 119 localidades estudadas pelo Sanar em 30 municípios, menos de 1% das residências tinha dejetos coletados pela rede pública. E quase metade da população exposta à esquistossomose nessas áreas, cerca de 55 mil pessoas, não dispõe de vaso sanitário em casa. Apenas 2.700 moradores, 2% de um universo de 135,6 mil, têm banheiro ligado à fossa séptica.

As duas espécies de caramujo transmissor da esquistossomose em Pernambuco – Biomphalaria glabrata e B. straminea – sempre viveram em áreas de água doce. Faz parte da natureza delas abrigar riacho, rios, açudes, charcos.

Por isso, o problema mesmo são as fezes humanas infectadas que chegam até esses locais por falta de banheiro, fossas sépticas e rede coletora e de tratamento de esgoto. Quem pega o verme acaba propagando o parasita para a família ou os vizinhos. O doente elimina os ovos dos vermes, que se transformam em larvas (cercárias) e infectam os caramujos. Na presença da luz, elas deixam os moluscos e ficam novamente livres na água ou alagados, podendo penetrar na pele dos humanos.

Aleandra Soares, 25 anos, moradora em São Benedito do Sul, tem o verme

Joselma Silva e os filhos vivem em Cobras, São Benedito do Sul, sem água encanada

No Bálsamo da Linha, em Jaqueira, Edvânia e os filhos são vítimas da esquistossomose
Informações : Jornal do Comercio de Pernambuco
LEIA MAIS...

APÓS DISCUSSÃO POLICIAL MILITAR É ASSASSINADO EM CATENDE NA MATA SUL

0 comentários
Um cabo da policial militar foi assassinado na noite desta domingo (22) no Favela do Engorda – Às Margens da PE 126 em Catende. A vitima foi José Carlos Vicente de Lima, casado de 46 anos Segundo a polícia, ele foi baleado no pescoço e também recebeu vários cortes de faca na cabeça e no braço direito vindo a morre no local.

Os familiares dos acusados confirmaram aos policiais que após uma discussão por motivo de som alto, os suspeitos mataram o Policial Militar e logo se evadiram do local,

Os acusados de cometerem o crime são : Reginaldo Gomes da Silva de 27 anos, Edvaldo Manoel da Silva de idade não informada , e Severino José da Silva todos residente na na Favela do Engorda – Às Margens da PE 126. Uma operação foi realizada pelos policias,a procura dos acusados que não forma encontrados. O corpo de José Carlos Vicente de Lima foi encaminhado para IML da cidade de Caruaru.

Vários crimes tem acontecido na cidade de Catende , deixando os moradores assustados com a violência que vem acontecendo, recentemente um jovem foi baleado em uma tentativa de assalto próximo ao local .

Fonte: Portal PE 10
LEIA MAIS...

20 de abril de 2013

ACIDENTE ENTRE MOTO E CAMINHÃO DEIXA MULHER MORTA NA BR-101

0 comentários
Um acidente envolvendo uma moto e um caminhão matou uma pessoa e deixou outra ferida nesta quinta-feira (18), na BR-101, no município de Escada, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor da moto, de 42 anos, resolveu fazer um retorno proibido na pista, no sentido interior-capital, quando foi atingido lateralmente pelo caminhão. A esposa dele, de 45, estava na garupa do veículo e morreu no local.

O motociclista ficou gravemente ferido e foi levado para o Hospital Regional de Escada. Posteriormente, foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife. Segundo a assessoria da unidade, ele sofreu traumatismo craniano, passou por exames, respira com ajuda de aparelhos e está inconsciente. O estado de saúde dele é considerado grave.

O motorista do caminhão envolvido no acidente, 47 anos, se apresentou espontaneamente à Delegacia de Escada e foi liberado em seguida. Ele afirmou à polícia que prestou socorro às vítimas. O condutor também realizou o teste do bafômetro, que não detectou presença de álcool no sangue.

Fonte: Giro PE.
LEIA MAIS...

POLÍCIA FECHA PONTOS CLANDESTINOS DE VENDA DE COMBUSTÍVEL EM ESCADA

0 comentários
Depois da denúncia da TV Globo, nesta quarta-feira (17), uma operação foi deflagrada para combater a venda ilegal de combustíveis em Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A reportagem denunciava a venda clandestina em dois pontos diferentes do município – ambos foram desarticulados pela polícia. Foi preso um homem de 45 anos, apontado como dono de um dos locais. “Apreendemos mais de 2.500 litros de combustível, identificamos os dois proprietários, um deles está sendo ouvido aqui no GOE [Grupo de Operações Especiais] e esperamos, dentro de pouco tempo, localizar e prender o outro proprietário”, afirma o delegado Roberto Wanderley esteve à frente da operação.

No primeiro local, foi preciso arrombar a porta. Havia dezenas de recipientes, mas ninguém estava cuidando do local. Os policiais chegaram a ir à casa do homem suspeito de ser o dono do segundo ponto de vendas, mas ele não estava em casa. Um homem de moto ia chegando ao local e fugiu ao avistar os policiais. “A gente não sabe se ele era funcionário ou cliente que ia abastecer”, disse Wanderley. Participaram da operação policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor e do GOE e da Companhia de Operações de Recursos Especiais (Core), ambas da Polícia Civil. “Ao chegarmos ao galpão constatamos o grande volume de combustível. Fomos à casa dele, soubemos que ele tentou evadir-se, encontramos ele escondido em um canavial às margens da PE-15 e ele admitiu que vendia e armazenava o combustível e fazia isso há cerca de dois meses”, disse o delegado Cláudio Castro, do GOE, responsável pela prisão do suspeito.

Roberto Wanderley diz que há muitas provas contra o segundo proprietário e que será emitido um mandado de prisão contra ele. “Os elementos de prova contra ele são enormes, nas imagens da reportagem e toda a prova material que a gente encontrou lá”, disse Roberto Wanderley. Segundo ele, a polícia quer saber se há participação direta das distribuidoras ou se o desvio ocorre por ação apenas dos motoristas. “Aí a gente vai ter que identificar cada motorista desse, cada distribuidora, para chegar aos responsáveis por abastecer cada um desses dois locais. E há indícios de que não sejam apenas esses dois locais. Outros devem atuar no mesmo sentido”, afirmou Wanderley.

“São 2.500 litros de derivados de petróleo localizados em casas contíguas com crianças, famílias, é um risco para a população, você tem um crime tributário e um crime para o consumidor porque não tem garantia de que produto exatamente está comprando”, explicou o delegado.
Dois inquéritos policiais foram instaurados, um através do ato de prisão em flagrante no segundo local mostrado pela reportagem. “Vamos juntar as provas que a gente conseguiu até agora e vamos pedir à Justiça um mandado de prisão. Esperamos que o suspeito se apresente antes disso, ou vai ficar como foragido”, disse Roberto Wanderley. Um dos donos está prestando depoimento no GOE. “Ele está passando informações mais detalhadas em relação a nomes e locais onde comprava o produto”, explica Roberto Wanderley. Segundo o delegado, a expectativa é de conseguir mais detalhes quando for localizado o segundo proprietário.

Entenda o caso
A reportagem do NETV 1ª Edição desta quarta mostrava dois pontos, em Escada, onde o combustível era armazenado precariamente e vendido por preços mais baixos do que os dos postos de gasolina. As pessoas chegavam com garrafas pet, baldes e outros recipientes e compravam o produto – gasolina, álcool e diesel. A movimentação era intensa nos locais, áreas residenciais da cidade.
LEIA MAIS...

SILAS MALAFAIA INAUGURA FILIAL DA ADVEC EM ESCADA

0 comentários
Na última segunda-feira 15/04 a ADVEC (Assembleia de Deus Ministério Vitória em Cristo) teve seu novo templo inaugurado, esteve presente no evento varias autoridades eclesiásticas e políticas, entre eles o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral, o vice-prefeito de Escada Lailton Sávio, os vereadores de Escada Sandra Valéria, Flávio Rodrigues e Rinaldo Lima.

O pastor Silas Malafaia chegou por volta das 19:40 horas para realizar a pregação e inaugurar o novo templo, foi a primeira vez que o pastor veio a cidade de Escada atraindo assim muitas pessoas ao evento que lotaram dentro e fora do templo. A igreja tem capacidade para aproximadamente 350 pessoas e conta com sala para o departamento infantil incluindo o berçário.

Fonte: Escada News.

LEIA MAIS...

19 de abril de 2013

ESTÁDIO VALDECI PEDRO É REINAUGURADO EM AMARAJI

0 comentários
Foi realizado no dia quatorze de Abril de dois mil e treze no municpio de Amaraji,cidade localizada na zona da mata sul de pernambuco,a reabertura do estádio Valdecir Pedro.O evento teve a presença de autoridades do municpio e do Deputado Federal Inocencio Oliveira,prefeito de Amaraji,Janio Gouveia da Silva,o vice prefeito Cicero,da Presidente da camara a vereadora Glória Gouveia,presidente da Assiociação Desportiva Amarajiense, José Marcos Antonio de Andrade (Malaca),Secretário de Esportes, Valmir Soares,Secretário de Obras Gabriel,vereador Edilson de Biu da Vaca,vereador Severino Ramos da Silva (Raminho) Vereador Amaro Moraes(Chimbute)Secretária de Assistencia Social, Cristiana Freitas Silveira,Secretária de Educação a senhora Suzigleide.

As atividades teve inicio as quinze horas com a descida da bandeira da placa feita pelo senhor Severino Fabricio da Silva (Biu Pateta),conividado para esse momento.

Nos discursos realizados o prefeito janio Gouveia falou de muitas obras que serão realizadas,quanto também sobre o SAMU,a reforma do Clube Municpal dos Tamarindos,e também como destaque o recapeamento de PE 63 que liga Amaraji,primavera,frexeiras e a BR 101 com destino a capital pernambucana,Recife.O Deputado federal Inocencio Oliveira destacou as obras que ele conseguiu através dos projetos realizado no municpio, dentro das politicas publicas para o municpio de Amaraji a PE 71 obra que liga Amaraji a Chã Grande e a BR 232,e no discurso disse que ¨para realizar as obras no municpio é preciso ter muita fé em todos os sentidos e principalmente em deus.È com esse pensamento que se conquista o melhor.

O presidente da Associação Desportiva Amarajiense falou do seu passado atuando quando jogador e destacou a grande obra para realização dos campeonatos ,a presidente da Camara a vereadora Glória Gouveia falou que acredita que Amaraji voltará aos grandes momento e que vai querer ver o estadio sempre lotado com os campeonatos municipal, o senhor vereador Severino Ramos (Raminho) falou que a partir de agora poossam surgir craques amarajiense para o futebol profissional do nosso estado,do Brasil e para seleção brasileira e Edilson de biu de Vaca falou do novo momento do futebol de Amaraji.
O municpio tem agora a volta das atividades esportivas do futebol,com a realização dos campeonatos minicipal, que integra o grande momento de lazer das pessoas que gostam e compartilham o futebol Amarajiense,quanto também a descoberta de novos valores e de investimento nas Politicas Publicas Esportivas do Municpio.
Em Amaraji muitos jogadores profissionais já passaram jogando nos campeonatos Amarajiense,O propio Chã Grande que faz parte do campeonato da primeira divisao do pernambucano,já disputou campeonatos no municipio.Junior Cordel zagueiro que jogou no Sanata Cruz,Lima zagueiro que foi do sport,Fernando meia esquerda do Santa Cruz,de Amaraji destacamos Roberto de Marival profissional que passou pelo sport Recife e depois jogou no auto sport da Paraiba,Antonio Bernardes que fez parte do elenco do Santa Cruz e Central,Vandilson passou pelo junior do Santa Cruz, Emersom, Lulinha treinaram, no Santa Cruz,entre outros que estiveram anteriormente jogando pelo Santa Cruz, Sport e Nautico.
Nas comemorações de reabertura do estadio Valdeci Pedro,houve amistoso entre a Associação Desportiva Amarajiense com o junior do Sport Club do Recife ,tendo o comando da equipe da Associação Amarajiense ,Antonio Bernardes(Tecnico) Ricardo(RICA), Rafael e kleberson.Na equipe do Sport tecnico Fernando Lassalvia,Duda Preparador fisico, e o comando da equipe através do gerente da categoria de base o senhor Ademar Coêlho.O resultado foi SPORT 4X 1 ASSOCIAÇÃO AMARAJIENSE,tendo como arbitro da partida o senhor Valderi (VAL) e nas bandeira Henrique e Gil de Biu da Vaca.Logo após foi realizado jogo do veterano de Amaraji e a seleção de master de Escada. .Queremos lembrar da presença do Clodoaldo Santos, filho do homenageado nome ao estadio Valdecir Pedro, que hoje faz parte do esporte Amarajiense quanto atleta e arbitro dos campeonatos do municpio de amaraji.
O estádio comportou um bom publico para a reabertura ,onde a partir de agora o estadio tem construido arquibancadas para melhor atenção e acomodação dos torcedores, quanto aos jogos realizados. Destaque para as falas de Fernado Lassalvia e Duda com elógios ao gamado e a sua forma de manuntenção e cuidados.
O prefeito janio Gouveia agradeceu a todos e por mais uma obra realizada para a população,desportistas e para o municpio de amaraji.
Matéria de:
Márcio Meira (Amaraji-PE)
e-mail: msmmarciomeira@hotmail.com 
Contatos: (81) 97707199 / 3553-1281
Facebook: Márcio Meira




Fotos: Rede Social.

LEIA MAIS...

15 de abril de 2013

VEREADOR É AMARRADO E TEM CARRO ROUBADO POR BANDIDOS EM CONDADO

0 comentários
O vereador do município de Condado, Samuel Vieira Andrade (PSC), 35 anos, residente na Rua Dulce de Oliveira 87, Centro, em Condado, transitava na PE-62, sentido Aliança, na tarde deste domingo (14), quando estacionou o seu veículo nas proximidades do matadouro para conversar com o amigo Derli Lopes da Silva,25, residente na Rua Vicente Alves Meneses 279, Centro, em Condado, quando foram surpreendidos por 4 elementos armados de pistolas, onde anunciaram o assalto e os conduziram para o interior do matadouro e os amarraram, levando o veículo do vereador, que trata-se de um Cross Fox branco, placas PGH-2692.

As vítimas conseguiram se soltar e buscaram ajuda da polícia que saiu em diligência, mas não conseguiu localizar o veículo do vereador.

Fonte: Giro Mata Norte.
LEIA MAIS...

MULHER DE 78 ANOS ACUSADA DE MANDAR MATAR O MARIDO, É PRESA NO VELÓRIO DO SEGUNDO ESPOSO

0 comentários
A Polícia Civil conseguiu prender depois de 28 anos uma mulher acusada de mandar matar a pauladas o próprio marido. O caso aconteceu em outubro de 1985, no bairro de Arthur Lundgreen I, em Paulista, no Grande Recife. Em dois anos, ao completar 30, o crime iria prescrever. No entanto, em 2003, a justiça abriu um novo inquérito e pediu a prisão da mulher que mudava muito de endereço o que dificultou o trabalho da polícia. 

De acordo com a delegada, Beatriz Guibson, titular da Delegacia de Capturas, foram os depoimentos dos filhos do casal que levaram a polícia a acusar Inês Maria Lopes, atualmente com 78 anos. “Eles tinham um relacionamento complicado e ela tinha um amante. No dia do crime, Inês estava na sala com uma filha assistindo TV com o volume alto, enquanto o contratado para cometer o crime atingia o marido dela no quarto”, relatou.

Consta no processo, que a filha escutou os gritos e ao chegar ao quarto encontrou a porta trancada e ao arrombá-la, o assassino fugiu. Ainda segundo o depoimento de um filho, identificado apenas como Maurício, ela não se abalou ao saber que companheiro havia morrido. “Ela não apresentou sentimento da morte do marido e isso acarretou a desconfiança de que ela tenha sido a mandante”, detalhou.

A prisão da mulher aconteceu durante o velório do segundo marido na última sexta-feira (12). O homem, que não teve a identidade divulgada, tinha um caroço na cabeça e morreu no hospital. A polícia, no entanto, não afirmou se a morte foi em decorrência de algum tipo de violência. 

Com informações de Pollyanne Brito.
LEIA MAIS...

ÔNIBUS QUE SEGUIA PARA A CACHOEIRA DO URUBU, EM PRIMAVERA TOMBA E DEIXA 29 FERIDOS

0 comentários
Na manhã deste domingo (14), um ônibus com 50 pessoas caiu em uma vala, tombou e deixou 29 delas feridas, na rodovia BR 101 Sul, próximo a Charneca, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, todos foram atendidos pela equipe no local e os mais graves foram encaminhados para os hospitais da Restauração, no Recife, e Dom Hélder Câmara, na própria cidade.

Entre os acidentados de maior gravidade, cinco deles sofreram traumatismo crânioencefálico e dois ficaram com fraturas. Uma criança de nome e idade não identificados foi conduzida de helicóptero para a emergência. Ainda não há informações sobre o estado de saúde.

O grupo saiu de Olinda e seguia para a Cachoeira do Urubu, no município de Primavera na Mata Sul do estado.

O ônibus ainda está no local do acidente, virado no canteiro central, mas o trânsito está liberado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma interdição foi feita na hora do socorro às vítimas, mas não chegou a causar grandes congestionamentos.



LEIA MAIS...

12 de abril de 2013

TRE MARCA DATA DENOVAS ELEIÇÕES EM PRIMAVERA E SANTA MARIA DA BOA VISTA

0 comentários
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou nesta quinta-feira (11) o calendário eleitoral das cidades de Primavera, Zona da Mata Sul, e Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do estado. As duas cidades irão realizar suas eleições no dia 2 de junho de modo que os prazos de ambos os municípios coincidem totalmente.

Já a partir da próxima segunda-feira (15), todas as entidades que realizarem pesquisas eleitorais nestes locais devem registrá-las junto à Justiça Eleitoral. Também nesta data fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública e vedados programas sociais vinculados a possíveis candidatos. A propaganda eleitoral estará liberada a partir de 23 de abril.

Ambas as cidades tiveram os prefeitos eleitos em 2012 cassados e enquadrados na Lei da Ficha Limpa. No caso de Primavera, o prefeito eleitos Rômulo César (PRTB), conhecido e apelidado como Pão com Ovo, teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O motivo seria de que ele estava inelegível na data do pedido de registro de candidatura por causa de uma condenação, de 2006, por compra de votos. O postulante chegou a afirmar que se fosse impedido de exercer o cargo, lançaria a mãe na disputa com o nome de urna de "Naza Pão Com Ovo". Por outro lado, o atual prefeito Jadeildo Gouveia (PR), conhecido como Galego do Gás, ainda tenta na Justiça ser declarado vencedor.

Já em Santa Maria da Boa Vista, o prefeito eleito Jetro Gomes (PSB) não foi diplomado e não tomou posse por ordem do Tribunal. O socialista foi afastado do cargo pelas acusações de inelegibilidade, abuso de poder econômico, político e rejeição de contas públicas.
 
Fonte: Diario de Pernambuco.
LEIA MAIS...

11 de abril de 2013

TRE-PE DIVULGA HOJE AS DATAS DAS ELEIÇÕES EM DUAS CIDADES PERNAMBUCANAS

0 comentários
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) anunciou que define hoje (11) a data das eleições suplementares nos municípios de Primavera e Santa Maria da Boa Vista. As petições nº 151-32 e 152-17, respectivamente, serão julgadas na sessão que tem início às 17 horas no Pleno do TRE-PE, situado na Av. Agamenon Magalhães, 1160.

O Tribunal Superior Eleitoral já decidiu pela realização de novas eleições nos municípios pernambucanos de Santa Maria da Boa Vista e Primavera. Cabe agora ao TRE-PE a definição da data do pleito, bem como do novo calendário eleitoral.
LEIA MAIS...

ACUSADO DE VÁRIOS HOMICÍDIOS EM RIBEIRÃO, GAMELEIRA E CORTÊS É PRESO EM AMARAJI

0 comentários
Na manhã desta quarta-feira (10), a equipe de policiais civis e militares da área de segurança 12, componentes da operação malhas da lei, sob a supervisão da delegada Danúbia Fabiana, deram cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor da pessoa de Amaro Bernardo Dos Santos, conhecido por “amaro lôlô”.

Este indivíduo é acusado de vários homicídios nas cidades de Cortês, Ribeirão e Gameleira, possuindo o mesmo nos registros da delegacia de capturas 06(seis) mandados de prisão em aberto. 

O foragido foi localizado na cidade de Amaraji, residindo no sítio manhoso, zona rural do município,no momento da prisão o alvo estava de saída da casa onde morava, quando foi surpreendido pelos policiais, que lhe deram voz de prisão. Ele foi encaminhado para Presídio de Palmares

Fonte: PE 10.
LEIA MAIS...

10 de abril de 2013

PADRE É CONDENADO POR EXPLORAÇÃO SEXUAL EM PERNAMBUCO

0 comentários
A Justiça de Pernambuco condenou, em decisão inédita, um padre da Igreja Católica acusado de exploração sexual de adolescentes, no município de Cabrobó, no Sertão do Estado. Evandro Bezerra dos Santos, de 42 anos, que já estava afastado desde agosto do ano passado, recebeu a pena de dois anos de reclusão pelo crime, que envolve o abuso de adolescentes em troca de dinheiro ou presentes, dentro da própria casa paroquial.

A deliberação do juiz Marcus César Gadelha tem dividido opiniões entre a população, já que deixa margem para que seja convertida em um sistema de liberdade vigiada. Nesta forma, o réu teria que cumprir uma série de proibições, como a de não se aproximar efetivamente de crianças. O Ministério Público, que discorda desta formatação, deve recorrer da decisão por qualifica-la como branda para a gravidade do fato.

Após dois anos de investigações, a polícia de Cabrobó conseguiu prender Evandro, na época encontrado em um sítio, localizado na cidade de Floresta e detido em cumprimento de um mandado de prisão. O religioso foi transferido para Floresta após praticar atos de pedofilia contra menores em Cabrobó, onde continuou exercendo a batina. O caso corre em segredo de Justiça e o número de vítimas não foi confirmado, mas a polícia acredita que o suspeito esteja envolvido em diversos outros crimes relacionados a prática de pedofilia .

O acusado, que só ficou preso por cerca de um mês, está atualmente respondendo ao processo em liberdade, instalado em uma comunidade terapêutica na cidade de Barretos, em São Paulo, por recomendação da Igreja Católica. Ainda não há data definida para o julgamento do recurso.
 
Fonte: Folha PE.
LEIA MAIS...

9 de abril de 2013

AMARAJI E OUTRAS CIDADES DE PERNAMBUCO PODEM FICAR SEM MERENDA ESCOLAR

0 comentários
BRASÍLIA - Mais de 780 entes federativos podem ficar sem os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) devido a irregularidades na situação dos conselhos de alimentação escolar. Esses conselhos são responsáveis por acompanhar a execução do programa em cada localidade do País. Caso estejam com mandato vencido, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fica impedido de transferir os recursos federais para a alimentação escolar.

No total, 780 municípios estão com seus conselhos de alimentação escolar (CAE) vencidos, entre eles 29 pernambucanos. Seis Estados – Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia e Sergipe – estão na mesma situação. “Se esses entes não regularizarem a situação rapidamente, podem ficar sem os recursos da próxima parcela do Pnae”, afirma o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino.

Este ano, o orçamento do programa é de R$ 3,5 bilhões, para beneficiar 44 milhões de alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos). O dinheiro é transferido em dez parcelas mensais, para atender 200 dias letivos, e deve ser utilizado na aquisição de gêneros para a alimentação escolar.

Contas – Municípios, Estados e o Distrito Federal têm prazo até 30 de abril para enviar as prestações de contas de 2011 e 2012 do Pnae por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), disponível no portal eletrônico do FNDE. As contas serão analisadas inicialmente pelos conselheiros do CAE, que terão até 14 de junho de 2013 para registrar seus pareceres, aprovando ou não as contas, no Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon).

O mesmo prazo vale para o envio das prestações de contas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Quem não cumprir a determinação pode ficar sem os recursos dos três programas enquanto não regularizar a situação. 
Confira a lista :




Fonte: JC Online
LEIA MAIS...

7 de abril de 2013

PRESO FALSO PASTOR QUE PRETENDIA ASSALTAR BANCO

0 comentários
Um homem que, segundo a polícia pretendia assaltar uma agência bancária em Tabira, no Sertão de Pernambuco, e ainda se passava por pastor, foi preso na tarde dessa quarta-feira (02), em São José do Egito, também no Sertão.

De acordo com o Major Welington, Comandante do 23º Batalhão da polícia Militar, Ezequiel de Souza, de idade não revelada, dizia ser pastor de uma igreja evangélica, inclusive realizava cultos no município de Itapetim. Ainda de acordo com a polícia, o suspeito estaria morando em um apartamento no centro de São Jose do Egito, ao lado do banco Santander e estaria planejando os assaltos a banco da região. A polícia informou ainda que Ezequiel foi o líder da quadrilha que assaltou a agencia do Bradesco da cidade de Prata, na Paraíba. 

Contra Ezequiel foram encontrados sete processos em Comarcas de São Paulo por assaltos a mão armada. Ezequiel foi levado para a delegacia de São José do Egito.

Fonte: Giro PE.
LEIA MAIS...

4 de abril de 2013

PRESOS 4 SUSPEITOS DE INTEGRAR GRUPO DE EXTERMÍNIO EM AMARAJI

0 comentários
Em uma operação da Policia Militar e Civil nesta terça-feira, dia 02 de abril, a 66ª Circunscrição Policial de Amaraji, juntamente com o efetivo da Polícia Militar, cumpriu quatro Mandados de Prisão Preventiva em desfavor das pessoas de

EDNALDO ALEXANDRINO DA SILVA, de 26 anos, acusado de homicídio em 13/06/2011;

JOSÉ FRANCISCO CAMPELO, conhecido como "NINHO" 44 anos, acusado de homicídio em 28/01/2013,

ALEXSANDRO JOSÉ DA SILVA, conhecido como "CORONÉ" de 28 anos, acusado de praticar um homicídio em 31/03/2011 e latrocínio em 22/07/2011

MOISÉS JOSÉ DA SILVA, conhecido como "ALEGRIA" (FORAGIDO) 34 anos, acusado de praticar um homicídio em 19 de setembro de 2012.

As prisões, referentes a crimes de homicídios cometidos entre os anos de 2005 e 2012, resultaram do esforço conjunto entre as polícias Civil e Militar, que empreenderam contínuas diligências para identificar os autores dos referidos crimes.

JOSÉ FRANCISCO

MOISÉS

ALEXSANDRO

EDNALDO

Equipe que realizou as prisões. Lima (Comissário); Jurandir (Comissário); Denis (Escrivão); Sérgio (Soldado); Luiz (Soldado); Anderson (Agente). Sentado: Dr. PAULO LAPENDA.



Video: Cardinot na TV

       
LEIA MAIS...

1 de abril de 2013

VEÍCULO CAPOTA, UMA PESSOA MORRE E OUTRAS FERIDAS EM CATENDE

0 comentários
Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas depois que um carro capotou na madrugada desta segunda-feira (01), na PE-126, que liga Palmares a Catende. O motorista de uma ambulância parou para ajudar e socorreu duas vitimas feridas.

Segundo, o motorista da ambulância, disse que o motorista do veiculo perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira no Engenho Rochedo, pertencente a cidade de Catende e a mulher morreu na hora.

O acidente ocorreu por volta das 01:00h da manhã de hoje (01).

Fonte: Giro PE.





LEIA MAIS...

POLÍCIA PRENDE ACUSADO DE ESTUPRO POR VINGANÇA EM IPOJUCA

0 comentários
Um homem foi preso em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, acusado de estuprar uma jovem de 18 anos. Jobson Alves Sebastião, de 32 anos (foto), teria cometido o crime por vingança. O pai do acusado teria se relacionado com a avó da vítima enquanto ainda era casado com a mãe dele, que sofreu um derrame ao saber da traição. Jobson Alves foi encaminhado ao Cotel, em Abreu e Lima, na última sexta-feira (29).

Fonte: TV Jornal/Internet
LEIA MAIS...